A escolha do piso para um apartamento é uma decisão importante que, além do aspecto estético do ambiente e da praticidade e da funcionalidade, afeta a segurança e o bem-estar dos moradores.
Os laminados e vinílicos figuram entre as muitas opções de piso para apartamento disponíveis no mercado e é preciso conhecê-los para definir a melhor alternativa para os ambientes. Continue lendo este artigo e entenda:
- quais são as características do piso vinílico;
- quais são as características do piso laminado;
- entre laminado e vinílico, qual opção de piso para apartamento escolher;
- quais são as opções de piso para apartamento .
Quais são as características do piso vinílico?
O piso vinílico é uma excelente opção de revestimento para apartamentos. Ele tem entre suas principais vantagens a grande variedade de modelos existentes, incluindo aqueles que imitam a aparência de:
- madeira;
- mármore;
- cimento queimado;
- piso cerâmico.
Toda essa diversidade de modelos permite usar o piso vinílico na composição de espaços de diferentes estilos de decoração, de ambientes modernos a rústicos.
O custo acessível é outra grande vantagem desse piso, bem como sua fácil instalação. Isso porque ele é leve e flexível, podendo ser colado diretamente no contrapiso ou até mesmo ser instalado como piso flutuante.
A durabilidade do piso vinílico é mais uma das suas características marcantes. A resistência à água, riscos e manchas é um reflexo da facilidade de sua manutenção, e sua limpeza requer apenas aspirador de pó ou uma vassoura macia aliada a um pano úmido.
Esse tipo de revestimento ainda proporciona conforto acústico, pois reduz a propagação de ruídos entre os ambientes, além de oferecer conforto térmico, garantindo uma sensação agradável ao toque, especialmente em climas mais frios. Sendo assim, o piso vinílico é uma boa opção para apartamentos com crianças e pets.
Quais são as características do piso laminado?
O piso laminado é composto por HDF, que confere excelente resistência ao material, mesmo quando instalado em espaços com muito tráfego. Outra característica marcante desse revestimento é o isolamento térmico que ele proporciona. Isso ajuda a garantir temperaturas agradáveis nos ambientes em qualquer estação do ano, evitando o famoso “chão frio”, especialmente importante em apartamentos com crianças e animais de estimação.
Além disso, sua manutenção é simples e a limpeza do piso laminado requer apenas o uso de uma vassoura macia ou do aspirador e de um pano úmido para auxiliar na remoção de poeiras e demais sujidades.
O piso laminado ainda tem fácil instalação devido ao sistema de encaixe macho e fêmea, que torna o processo mais rápido, prático e sem quebra-quebra. Afinal, suas réguas formam uma superfície única, dispensando o uso de pregos ou colas, sendo fixos apenas os rodapés e perfis.
Entre laminado e vinílico, qual opção de piso para apartamento escolher?
Alguns aspectos devem ser observados ao escolher entre os pisos laminado e vinílico. Isso porque, embora ambos apresentem características vantajosas, cada um deles é mais adequado para algumas necessidades e preferências.
O piso vinílico tem alta durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção, resistência à umidade e conforto térmico e acústico. Além disso, ele pode ser utilizado em diversos ambientes, de quartos a cozinhas.
Já o piso laminado é uma opção mais acessível e capaz de imitar a aparência da madeira, proporcionando um visual elegante e aconchegante para o apartamento. Ele também é fácil de instalar e tem uma textura confortável ao toque, sendo indicado para ambientes como salas e quartos.
Ao escolher a opção de piso ideal para apartamento entre o vinílico e o laminado, é essencial avaliar se o espaço é seco ou molhado e se recebe luz direta do sol. Além disso, considere fatores como:
- o estilo do piso;
- o design desejado;
- o custo-benefício;
- o impacto estético no ambiente.